Audiência da NBA em declínio
- joaoandreleao01
- 23 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de dez. de 2024

Muito se fala sobre a perda constante de audiência na NBA, mas pouco se aborda o principal motivo da queda. A NBA está cometendo erros alarmantes que, no longo prazo, podem prejudicar a liga de forma ainda mais significativa.
Há mais de 10 anos, a NBA utiliza jogadores como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, verdadeiros ídolos do esporte, para promover sua marca — como é esperado com atletas desse calibre. No entanto, a questão de promover esses atletas atualmente é que, por mais famosos que sejam, eles deixaram de ser os melhores. O problema de não destacar os melhores jogadores é que isso leva à ausência de promoção das melhores partidas.
Embora esses atletas joguem em equipes que disputam vagas nos playoffs, nenhum dos três times (Lakers, Warriors e Suns) ocupa o Top 6 da Conferência Oeste. Ainda assim, emissoras como ESPN e Prime Video continuam transmitindo jogos menos competitivos, envolvendo times em baixa performance, para promover esses medalhões do esporte. Enquanto isso, equipes como Thunder, Cavaliers, Rockets, Grizzlies e Mavericks, que estão no topo de suas conferências, recebem muito menos espaço em transmissões nacionais. Em alguns casos, essas equipes têm menos de dois jogos exibidos em rede nacional durante toda a temporada regular. Como resultado, o público perde a oportunidade de assistir ao basquete no mais alto nível. Essa má seleção de jogos 'Prime Time' também ocorre no futebol americano.
Além de promover equipes de mercados menores, a NBA deveria investir mais em jogadores mais jovens, que serão os próximos 'rostos da liga'. A liga precisa se preparar para um futuro em que seus astros mais famosos estarão cada vez mais próximos da aposentadoria. Quando isso acontecer, será essencial ter promovido talentos como Giannis Antetokounmpo, Jayson Tatum e Shai Gilgeous-Alexander.
De forma alguma estou dizendo que superestrelas como LeBron, Curry e Durant não mereçam ser valorizadas. O foco da NBA deveria ser um melhor equilíbrio na escolha dos jogos transmitidos, oferecendo ao público basquete de maior qualidade e no mais alto nível competitivo.
Comments